sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Descoberto mausoléu do século VI d.C. "único no Ocidente" em Mértola

"Um mausoléu do século VI d.C. "único no Ocidente", que terá servido para sepultar "pessoas importantes" de origem grega e testemunha a presença de orientais em Mértola antes da islamização, foi encontrado durante obras naquela vila alentejana. 

Trata-se de "um mausoléu fantástico, absolutamente fora de série" e "o único edifício mortuário do género achado em todo o Ocidente do Mediterrâneo, onde, até agora, não há nenhum parecido", garantiu hoje à agência Lusa o director do Campo Arqueológico de Mértola (CAM), Cláudio Torres. 

"Só há edifícios paralelos no Oriente do Mediterrâneo, para os lados da Líbia, Jordânia e Síria", frisou o arqueólogo, precisando que o mausoléu foi descoberto no início deste mês, na rua Dr. Afonso Costa, durante as obras de remodelação das ruas do eixo comercial de Mértola."

in, Voz da Planície, Dezembro de 2008
................................................................
Não é todos os dias que se encontra um mausoléu grego do século VI, agora só espero por fotografias do local, coisa que nunca sucede quando saem para a imprensa estas noticias. Quem vive em Mértola e está a pensar trabalhar nesta área da arqueologia, afinal ainda tem muito por onde cavar.

Sem comentários:

Enviar um comentário